Atividades Didáticas
É nos espaços da Solar — Galeria de Arte Cinemática que se desenvolve grande parte da oferta educativa do Serviço Educativo, com visitas-guiadas, oficinas de animação e sessões de cinema ao ar livre. As visitas podem ser adaptadas a cada nível de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, mediante marcação prévia.
Programa
Artista visual e educadora radicada na Holanda, Priscila Fernandes codirige o Departamento de Belas Artes BEAR (Base for Experiment Art and Research) na ArtEZ, Arnhem. O seu trabalho — que abrange instalações, pintura, fotografia e livros — parte de uma investigação contínua sobre educação, brincadeira e a relação entre trabalho e lazer, explorando de forma especulativa questões ligadas à liberdade e à precariedade laboral.
De 20 de setembro a 8 de novembro, a Solar – Galeria de Arte Cinemática apresenta obras inéditas da cineasta em formato de instalação no Porto (Batalha Centro de Cinema) e em Vila do Conde (Solar). Em parceria com o Batalha Centro de Cinema e o Circular Festival de Artes Performativas, o programa desta exposição inclui ainda uma sessão de cinema, assim como conversas performativas com artistas.
Público Alvo
Preço
Duração
Lotação
Horário
Videos
De 20 de setembro a 8 de novembro, a Solar – Galeria de Arte Cinemática apresenta "Fanfare 2025", a nova obra de Priscila Fernandes inspirada no clássico holandês “Fanfare” (1958), de Bert Haanstra. Entre humor e melancolia, o filme retrata uma banda filarmónica dividida por rivalidades absurdas, refletindo sobre polarização política e crise ecológica. Este projeto conta com apoio da Mondriaan Fonds, da Solar – Galeria de Arte Cinemática, do Batalha Centro de Cinema e do Circular Festival de Artes Performativas.
FAQs
A todos!
Para inscrever a turma/escola nas nossas atividades basta enviar email para s.educativo@curtas.pt ou preencher o nosso formulário de inscrição.
A Curtas Metragens - Cooperativa de Produção Cultural C.R.L. foi fundada em 1997 e está sediada em Vila do Conde.
A sua atividade desenvolve-se em vários projetos (Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, Agência da Curta Metragem, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Curtas – Serviço Educativo), tendo-se iniciado na produção de obras cinematográficas em 2002, nomeadamente com a coprodução de quatro curtas-metragens, desenvolvidas no âmbito da 10.ª edição do Curtas Vila do Conde.
O Curtas – Serviço Educativo apresenta-se como um conjunto de ações direcionadas ao público escolar e que contribui para a educação pela imagem em movimento, incentivando novos modos de ver e a formação de alunos e professores.