'São Só Diabretes' e 'O Poço Mágico' premiado com Melhor Filme na categoria Oficinas
A curta-metragem São Só Diabretes foi premiado no Prémio Nacional da Animação 2023, promovido pela Casa da Animação, como Melhor Filme na categoria Oficinas.
'São Só Diabretes' foi desenvolvido no contexto de uma oficina de animação (desenho em papel), realizada por estudantes do 6º. e 9º. ano da Escola Básica Maria Pais Ribeiro, em Vila do Conde.
A oficina, orientada pelos realizadores Dimitri Mihajlovic e Leonor Pacheco, decorreu no âmbito do projeto ANIMAR 18, que propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio do aprender através de uma experiência participada. Este projeto integra a programação da Solar — Galeria de Arte Cinemática, sendo promovido pela Curtas Metragens CRL, com o apoio da Direção-Geral das Artes.
O Poço Mágico, desenvolvido também em contexto de uma oficina de animação, recebeu a Menção Honrosa da mesma categoria. Este filme foi resultado da animação de recortes, realizada por crianças do ensino pré-escolar do Infantário D.Victoria, orientadas por Patrícia Rodrigues e Carmen Costa.